
Adaptation. (prt: Inadaptado; bra: Adaptação. ou Adaptação) é um filme norte-americano de 2002, do gênero comédia dramática, dirigido por Spike Jonze com roteiro de Charlie Kaufman baseado no livro de não ficção The Orchid Thief, de Susan Orlean.
Enquanto Being John Malkovich está sendo filmado, o autodepreciativo e agorafóbico Charlie Kaufman é contratado para escrever o roteiro de The Orchid Thief. Charlie está passando por uma depressão melancólica e não está feliz por seu irmão gêmeo Donald ter se mudado para viver com ele. Donald decide se tornar um roteirista como Charlie e comparece a um dos famoso seminários de Robert McKee. Charlie, que rejeita fórmulas simplistas para escrever roteiros, quer garantir que seu roteiro seja uma adaptação fiel de The Orchid Thief. Entretanto, ele percebe que não há narrativa no livro e que é impossível transformá-lo em um filme, deixando-o com um sério caso de bloqueio mental.
Enquanto isso, o roteiro especulativo de Donald para um thriller psicológico cheio de clichês, chamado The 3, é vendido por seis ou sete dígitos, enquanto Charlie acidentalmente começa a escrever um roteiro com autorreferências. Já tendo ultrapassado seu prazo com a Columbia Pictures, Charlie visita Susan Orlean, a autora do livro, em Nova Iorque para conselhos sobre o roteiro. Incapaz de encará-la, Charlie visita um seminário de McKee e pede seu conselho, posteriormente trazendo Donald para Nova Iorque para ajudá-lo a estruturar a história.
IMDB
Torrent e legenda